Sobre Nossa Paróquia

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, conhecida por muitos como “Paróquia da Catedral”, tem seu centro administrativo bem ao centro da cidade de Jales, no cruzamento das duas principais avenidas. No local se encontra a Catedral Diocesana Nossa Senhora da Assunção, porém nem sempre foi assim.
Com a criação da Diocese em dezembro de 1959, pelo Papa João XXIII, e a sua instalação em 15 de Agosto de 1960, dia de Nossa Senhora da Assunção, que por sua vez é a Padroeira da Diocese, a nomeação do primeiro Bispo era muito aguardada por todos. No dia 29 de julho de 1960, na Capela Assunção em São Paulo, foi nomeado o primeiro Bispo da Diocese de Jales, Dom Arthur Horstuis, que era de origem holandês.
Ajudado por um grupo de homens e por toda a população da época, foi-se iniciada as obras da Catedral. No dia 07 de novembro de 1968, por motivos de saúde, o bispo renunciou a Diocese de Jales ficando como vigário administrativo até a posse de seu sucessor Dom Luís Eugênio Perez.  Nomeado pelo Papa Paulo VI, no dia 16 de março de 1970, tomou posse na Diocese de Jales, no dia 02 de julho do mesmo ano, como segundo Bispo Diocesano, sucedendo Dom Arthur. Continuou seus trabalhos na Diocese até ser transferido para a Diocese de Jaboticabal, no dia 29 de agosto de 1981, e seu substituto seria o atual Bispo Emérito Dom Demétrio Valentini. Dom Luiz Eugênio Perez, no ano de 1974, inaugurou a catedral diocesana, uma construção moderna e de longo tempo.
Atualmente, o Bispo Diocesano é Dom Reginaldo Andrietta, que foi nomeado em 21 de outubro de 2015, com sua ordenação episcopal em 27 de dezembro de 1982, na Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Americana-SP, tomando posse em 31 de janeiro de 2016.

A Paróquia da Catedral conta com 06 comunidades urbanas e 04 rurais. Que são atendidas pelo Pároco atual, o Padre Valdair Aparecido Rodrigues, e pelo Vigário, Padre Uilian Aparecido de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações e bênçãos para diversas circunstâncias

Avisos Semanais: 11 Outubro - 2020

Avisos Semanais: 02 Agosto - 2020